Quem somos

O Celeiro do Conhecimento é mantido pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), com o apoio da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), FODEPAL (Projeto Regional de Cooperação Técnica para a Formação em Economia, Políticas Agrárias e Desenvolvimento Rural) e CEDDET (Centro de Educação a Distância para o Desenvolvimento Econômico e Tecnológico). Por meio deste portal, pretendemos socializar o conhecimento e a tecnologia gerados nessa instituição de ensino com as pequenas e médias comunidades, rurais e urbanas, tanto dos empreendedores, quanto das famílias que compõem os países da África Lusófona.

Inaugurada em 1926, na Zona da Mata de Minas Gerais, a Universidade Federal de Viçosa tem uma grande tradição não só na área do ensino das Ciências Agrárias, Exatas, Biológicas e Humanas, mas principalmente nos campos da pesquisa e da extensão. É da UFV a mais antiga atividade extensionista do país: a Semana do Fazendeiro, realizada anualmente, em Viçosa, desde 1929, oferecendo cursos variados para os produtores e seus familiares. Com este portal queremos aprender a trabalhar, de forma cooperativa, na busca de soluções simples de problemas comuns, além de buscar a maior interação entre paises africanos de língua portuguesa e o Brasil.


A CEAD-UFV já administra um portal semelhante, o Espaço do Produtor, no qual procura repassar algumas das experiências adquiridas nos mais de 80 anos da atividade Semana do Fazendeiro, de forma lúdica, prazerosa, fácil e gratuita. Neste espaço, a UFV utiliza a convergência das mídias para contribuir com conteúdos que possam, de alguma forma, proporcionar mais qualidade ao dia-a-dia dos usuários. Isso ocorrerá por meio da oferta de serviços e produtos gratuitos, principalmente de artigos, que estimulem o debate das ideias, bem como de cursos de curta duração, que ofereçam aos integrantes dessas comunidades os instrumentos e/ou possibilidades de transformação de seu cotidiano.

Além dos cursos e artigos, o Celeiro de Comunidades também oferece serviços, constantemente renovados, como notícias, receitas e transferências de conhecimentos pelos usuários do portal. Outros serviços poderão ser incluídos, uma vez que a permanente interação com os usuários é fundamental para o sucesso desta iniciativa.

Na verdade, a CEAD-UFV pretende que este site seja efetivamente do seu usuário. Sua participação pode se dar por meio de opiniões, sugestões e críticas sobre os artigos, temas de cursos e seções e também, é claro, pelo envio de receitas culinárias e saberes.

Quer começar a participar? Então, responda com sinceridade ao questionário de cadastro. Assim, você vai ajudar à CEAD a definir melhor o perfil dos usuários e aprimorar ainda mais o conteúdo e a funcionalidade do portal.

Seja bem-vindo ao Celeiro do Conhecimento e sinta-se em casa. Qualquer coisa, é só falar com a gente!

Saiba mais sobre a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Fale conosco

Clique aqui para nos enviar dúvidas, sugestões e críticas.

Desde já, agradecemos sua atenção.

Outros cursos