Receita selecionada

QUIABADA MINEIRA

por Celeiro do Conhecimento

Ingredientes
1 kg de quiabo
600g de costelinha de porco
500g de carne de porco
150g de linguiça calabresa
3 copos de arroz
2 cebolas
2 tomates maduros picadinhos
3 Colheres(sopa) de óleo
5 dentes de alho
½ Colher(sopa) de tempero alho e sal.
Suco de 1/2 limão
Sal a gosto
1 pitada de louro em pó

Obs.: A costela e a carne de porco podem ser substituídas por um frango inteiro ou 2 peitos.

Use como medida o copo de requeijão (250ml)
Modo de Preparo Lave o quiabo e deixe secar. Pique as carnes, tempere e leve ao fogo com uma colher de óleo, primeiro a costelinha, depois a linguiça e a carne, deixando corar. Pingue um pouco de água e tampe a panela por 3 minutos, cada vez que escurecer muito, e repita até ficar bem cozido.
Em outra panela, coloque 2 colheres de óleo, refogue o quiabo e vá misturando e tampando a panela para não queimar. Quando o quiabo ficar com um verde mais bonito, acrescente o suco de limão, misture bem, adicione o tomate e continue refogando até sair a baba do quiabo. A carne e o quiabo são preparados ao mesmo tempo.
Acrescente o alho picadinho e cebola à carne, em seguida, o arroz, e vá misturando. Adicione o quiabo, o louro e a água fervente até ultrapassar um dedo acima dos ingredientes ou o necessário para cozinhar o arroz. Confira o sal. Deixe cozinhar até secar a água.

Obs.: O quiabo tem uma goma viscosa, pouco apreciada. Para evitar que ela se desprenda, recomenda-se pingar algumas gotas de limão ou vinagre enquanto estiver cozinhando.

Comentários Deixe seu comentário Nenhum comentário

Nenhum comentário no momento. Para escrever um comentário você deve estar logado(a) no portal.

A parceria da CEAD com a Cozinha Pedagógica do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV resultou em receitas culinárias muito saborosas, mas também saudáveis, para o seu cardápio.

Mas se você é um(a) mestre-cuca bissexto(a), não se acanhe:

Envie a sua receita para nós!

Outras Receitas