Relatório de gestão

Relatório Gestão 2012 - 2018.

Em 10/12/2011, na 76ª Assembleia, foi eleita a nova diretoria para o biênio 2012-2013, tendo como presidente o professor Antonio Carlos Ribeiro, vice-presidente o professor Wilson Denículi, primeira secretária a engenheira agrônoma Fátima Chieppe Parizzi, segundo secretário o professor Luciano José Minette, primeiro tesoureiro o professor José Rogério de Oliveira e segundo tesoureiro o engenheiro agrônomo Martinho de Almeida e Silva Júnior. Essa Diretoria permaneceu por dois biênios, até dezembro de 2015, quando houve a substituição de alguns de seus membros. Assumiram: a professora Ângela Cristina Oliveira Stringheta como vice-presidente, a professora Lourdes Helena da Silva como primeira secretária e o professor Tetuo Hara como primeiro tesoureiro. Em junho de 2016 o economista Gustavo Soares Sabioni assumiu como segundo secretário, por decisão da Diretoria, sendo referendado na Assembleia da 81ª Reunião, em dezembro de 2016.

As atividades realizadas neste período estão registradas nas 43 atas de reuniões da diretoria da AEA (de números 96 a 139) e nas quatro atas de reuniões anuais da Assembleia da AEA (de números 96 a 99). A Diretoria assim constituída foi reconduzida para o biênio 2018/2019. Em dezembro de 2018, durante a 84ª Assembleia Anual, houve readequação no quadro da Diretoria e o professor Antonio Carlos Ribeiro se afastou da Presidência da AEA, visando a colaborar com os colegas do Carcará para as comemorações do seu cinquentenário de formatura, em dezembro 2019. Estatutariamente, assumiu a Presidência a professora Ângela Cristina Oliveira Stringheta, para conclusão do período até 2019. O economista Gustavo Soares Sabioni assumiu a vice-presidência, a professora Lourdes Helena da Silva assumiu a segunda secretaria e o professor Moacil Alves de Souza assumiu a primeira secretaria, permanecendo o professor Tetuo Hara como primeiro tesoureiro e o engenheiro agrônomo Martinho de Almeida e Silva Júnior como segundo tesoureiro.

Assim, com esses esclarecimentos preliminares a Diretoria passa a relatar suas principais realizações até dezembro de 2018.

Registra-se, em 2013, a visita do Corpo de Bombeiros, que fez uma vistoria, abordando aspectos de acessibilidade e segurança nas diversas instalações da Sede da AEA e lavrou um Boletim de Ocorrência. Acatando as orientações recebidas e considerando a necessidade de melhoria nas instalações, construíram-se novos banheiros sociais masculinos e femininos e para portadores de necessidades especiais, rampa e escadas de acesso ao salão de festas, rampa de acesso à casa-sede, construção do fraldário, sistema de climatização do telhado do salão de festas, acabamento de suas paredes internas e instalação de diversos equipamentos de segurança e contra incêndio.

Em continuação às reformas, o conjunto copa, cozinha e churrasqueira, que ficava na parte baixa da varanda interna da AEA, foi transferido para onde estavam os camarins. Assim, nesta área foi construída a cozinha e a copa mais os banheiros destinados aos prestadores de serviços. Além disso, na área externa, foi construída a churrasqueira. O telhado da varanda interna junto ao salão de festas foi substituído, utilizando-se telhas galvanizadas e climatizadas. O piso do salão de festas foi reformado com a utilização de granitina e finalmente, em todas as instalações da AEA foi feita a manutenção da pintura.

Tendo sido encerrado o contrato com a primeira empresa de consultoria em projetos de combate a incêndio e segurança, foi contratada uma nova empresa que, analisando junto à Diretoria e ao Corpo de Bombeiros as necessidades do espaço da AEA, decidiu-se por readequar o projeto para seu novo perfil de utilização, conforme decisão final da diretoria da AEA em 2016. E assim o salão de festas passou a ser denominado Salão de Eventos, não devendo mais ser alugado para festas.

Em dezembro de 2018, em mais uma visita de técnicos do Corpo de Bombeiros, verificou-se a necessidade de readequação da bomba d’água anexa à caixa d’água e pequenos ajustes nos itens de segurança, com agendamento de nova visita ainda no mês de março ou abril de 2019, sendo essa a última avaliação do Corpo de Bombeiros, para a aprovação final do Projeto de Combate a Incêndio e Segurança da AEA.

Em 2016 a AEA iniciou o Projeto de Resgate e Manutenção das Árvores de Formatura, com base e tendo como referência os apontamentos elaborados pelo Professor Arlindo de Paula Gonçalves. Iniciou-se o projeto com as árvores de quinquênios finais 1 e 6. Desde então, cerca de 50 novas mudas foram plantadas e árvores foram adotadas. Pretende-se até o ano de 2020 concluir o ciclo dos quinquênios das árvores levantadas pelo Projeto. A partir de então, a AEA vai somente acompanhar e dar manutenção ao conjunto das Árvores de Formatura, utilizando um Software em desenvolvimento pela CEAD/UFV. Em breve estarão disponíveis os locais das árvores com suas coordenadas georreferenciadas.

Em parceria harmoniosa com a Administração Superior da Universidade Federal de Viçosa, no segundo semestre de 2016 a AEA foi contemplada com a possibilidade de construção do “Monumento ao Ex-Aluno”, no terreno situado ao lado de sua sede. Além disso, foi avaliada a possibilidade de se ampliar seu acervo histórico, com a criação do Memorial do Ex-Aluno, o que deverá demandar a colaboração dos ex-alunos e da UFV, por meio do repasse à Associação de objetos e/ou documentos de importância para a sua memória histórica.

O que era um sonho e desejo em 2016, foi se concretizando ao longo do segundo semestre de 2017, com projeto arquitetônico do Arquiteto Cláudio Pupo Filho, amplamente discutido com a Diretoria da AEA e aprovado nos colegiados competentes da UFV. Numa parceria salutar com a Pró-Reitoria de Administração da UFV, a obra foi conduzida e em 9 de dezembro de 2017 foi inaugurado o Monumento ao Ex-aluno da UFV. Ressalte-se, que para a finalização do Monumento, foi nesse incluído o Busto do Ex-Aluno Antônio Secundino de São José, aluno da primeira turma de Engenheiros Agrônomos, presente na primeira reunião anual dos ex-alunos, tendo sido aclamado como o primeiro Presidente da Associação de Ex-Alunos da ESAV, em 15 de dezembro de 1935. Por mais dois períodos (1956-1958 e 1968-1985) o professor Secundino voltou a presidir a AEA.

Em 2018, em relação ao Monumento, restava concluir a iluminação e construção da rampa com acessibilidade, o que foi concretizado, mais uma vez com a prestimosa contribuição dos técnicos e funcionários da Pró-Reitoria de Administração da UFV, sendo os trabalhos finalizados em dezembro, junto à 84ª Reunião Anual dos Ex-Alunos de 2018.

Em relação ao Memorial do Ex-Aluno, complementar ao Monumento ao Ex-Aluno, no segundo semestre de 2018, iniciou-se o inventário dos documentos textuais existentes no acervo da AEA, que abrangem o período 1935 - 2018. Com a contratação de uma estagiária, o trabalho foi elaborado e no momento já se encontram disponíveis por meio dos links:

Toda a atividade da Diretoria da AEA tem como meta final a Reunião Anual dos Ex-Alunos da UFV. Comemoram-se os quinquênios de formatura, a cada ano. A programação resumida envolve a recepção dos Ex-Alunos, a partir de sexta-feira, com uma Happy Hour noturna, no Salão de Eventos. No Sábado pela manhã acontecem na AEA a Celebração Ecumênica e a Assembleia Anual. À noite, acontece a Sessão Solene, com a entrega de Diplomas Comemorativos às turmas de 25, 50 e demais quinquênios acima presentes. Também é conferida a Medalha da Ordem do Mérito do Ex-Aluno da UFV. Em seguida, acontece o Baile de Gala, que vem atingindo, aproximadamente, 4.000 presenças. Encerrando as comemorações, no domingo, entre 12 e 18 horas, acontece o Churrasco de Confraternização.

Única no País, a AEA, que já ultrapassou seus 80 anos de existência, está cada vez mais fortalecida pelo aumento do número de ex-alunos, seus incondicionais associados.

Diretoria da AEA
Gestão 2012 - 2018

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