28/11/2016Associação dos Ex-alunos realiza resgate das Árvores de Formatura

Associação dos Ex-alunos realiza resgate das Árvores de Formatura

A diretoria da Associação de Ex-Alunos (AEA) iniciou, neste ano, o projeto de Resgate das Árvores de Formatura. A partir dele, as árvores das Turmas de Formandos da UFV estão sendo identificadas e georreferenciadas, e, em breve, todos os ex-alunos poderão localizá-las via aplicativo de celular.

Está sendo desenvolvido ainda pela Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) um sistema de organização dos dados levantados pela AEA, relativos à identificação das espécies arbóreas e suas informações fotográficas e botânicas, que ficará disponível no site www.ufv.br/exaluno.

As árvores não encontradas ou que morreram serão replantadas com nova placa de identificação. Em alguns casos, poderá ser utilizado o sistema de adoção de uma árvore já plantada no campus por outras turmas.

Sobre o projeto

O projeto teve seu ponto de partida em um caderno doado à AEA, que pertenceu ao professor Arlindo de Paula Gonçalves, um dos pioneiros na área de preservação ambiental no Brasil. Ele dedicou parte de sua vida a um levantamento sobre as árvores que registram a passagem de várias turmas de estudantes pela UFV.

Os dados coletados por Arlindo de Paula foram completados com a ajuda dos arquivos da Coordenadoria de Comunicação Social e com pesquisas de campo. Além das Árvores das Turmas, foram registradas outras especiais, plantadas em quinquênios comemorativos de formaturas de ex-alunos, e em eventos realizados no campus Viçosa.

O projeto de resgate conta com o apoio do Departamento de Engenharia Florestal, representado pelo professor Eduardo Euclydes Borges, e do Departamento de Fitotecnia, representado pela professora Ângela Cristina Oliveira Stringheta, que é também vice-presidente da AEA.

Atualmente, a Diretoria da Associação dos Ex-Alunos está assim constituída: Presidente: Antonio Carlos Ribeiro; Vice-Presidente: Ângela Cristina Oliveira Stringheta; Primeira Secretária: Lourdes Helena da Silva; Segundo Secretário: Gustavo Soares Sabioni; Primeiro Tesoureiro: Tetuo Hara e Segundo Tesoureiro: Martinho de Almeida e Silva Júnior. Conselho Fiscal: Antônio Luiz de Lima; Francisco Xavier Ribeiro do Vale e Múcio Silva Reis.

(Fonte: AEA)