Nossas edições

Sobre a série

Ver mais

Na sala de aula, pela dinâmica própria do ambiente, o professor cria formas, caminhos e exemplos que facilitam a compreensão dos alunos a determinado conteúdo apresentado. No entanto, algumas vezes, esses procedimentos dificilmente serão repetidos e podem até ser perdidos, pela falta do seu registro apropriado.

            

E é justamente este o objetivo da Série Conhecimento da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD): resgatar essas notas de aula elaboradas pelo professor, resultado de muito trabalho e criatividade.   Devidamente formatada e adaptada, esta publicação on-line pretende estimular o aprendizado e a construção coletiva do conhecimento, constituindo-se em importante material de apoio a disciplinas dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu da Universidade Federal de Viçosa.

            

Por ser on-line, os autores poderão atualizar a publicação continuamente.  Da mesma forma, todo o processo é on-line: desde a submissão até a elaboração do conteúdo para publicação.

Sobre a série

Para submeter seu trabalho à Comissão Editorial para publicação na Série Conhecimento, é importante que ele seja original e de criação dos próprios autores. Veja todos os detalhes sobre a submissão abaixo, no item Diretrizes para Autores.

            

Diretrizes para Autores

Ver mais

NORMAS PARA A PUBLICAÇÃO SÉRIE CONHECIMENTO - CEAD

I - INTRODUÇÃO

1 - A Série Conhecimento é uma publicação seriada e on-line, editada pela Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância, por tempo indeterminado e de forma independente, tratando de assuntos e temas variados, com o objetivo de constituir material de apoio a disciplinas dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, nas modalidades presencial e a distância, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). 2 - Os títulos da Série Conhecimento terão como autores docentes da UFV, podendo contar com a participação de técnicos de nível superior, estudantes e/ou profissionais de outras instituições.
3 - O conteúdo dos títulos será de responsabilidade do(s) autores(s), que, ao submeterem à publicação, estarão concordando explicitamente com sua disponibilização na página eletrônica da CEAD e no espaço do PVANet reservado à(s) disciplina(s) vinculada(s) à veiculação. 3.1 - Por se tratar de publicação on-line e de apoio didático, os títulos podem ter os seus textos atualizados a qualquer momento, constando, na capa da publicação, a data da última atualização realizada. 3.2 - A versão no PVANet disponibilizada para os estudantes da(s) disciplina(s) vinculadas poderá ser impressa e incluída pelo professor, via endereço URL (o mesmo de acesso no Portal da publicação). 4 - Caberão à CEAD a revisão e a edição do texto, para privilegiar o formato que seja compatível com a mídia utilizada e que facilite a compreensão, com a supervisão do autor. 5 - A Série Conhecimento seguirá um padrão gráfico e visual único, para criar uma identidade própria e endossar os títulos da coleção.

II – DOS ORIGINAIS

6 - Os conteúdos submetidos à CEAD devem apresentar coesão, coerência, objetividade e clareza. 7 - O texto deve estar digitado em editor eletrônico de texto, em formato A4, fonte Arial, corpo 11, espaço entrelinhas de 1,5 e margens de 2,5 cm, em cada lado. 8 – Figuras - especialmente desenhos, mapas e fotografias - também devem ser encaminhados para que seja feito o seu escaneamento, visando à melhor qualidade da impressão final do trabalho. 8.1 - As fotografias digitalizadas devem ser escaneadas com um mínimo de 300 dpis, 24 bits de profundidade de cor e salvas com a extensão TIFF. O sistema de cores deve seguir o padrão CMYK. Já as fotos em preto e branco devem ser escaneadas com, no mínimo, 300 dpis, em tons de cinza. 8.2 - Se for usada máquina digital, deve-se utilizar pelo menos 3 megapixels e extensão TIFF.

III – DA TRAMITAÇÃO

9 - O material da proposta de publicação deve ser enviado à CEAD por meio eletrônico, nos formatos Word e PDF, para o endereço: serieconhecimento@gmail.com. A mensagem deve conter ainda os nomes dos autores, departamento e contatos (telefone e e-mail). 10 - A Comissão Editorial avalia o original e, se aprovado, encaminha-o para a correção de português e edição. 11 - Após os ajustes por força de eventuais sugestões de mudança textual e a aprovação pelo(s) autor(es), a publicação será disponibilizada. 12 – As alterações no texto poderão ser encaminhadas à CEAD a qualquer tempo para substituição do texto original.

ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA A SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1 - O trabalho submetido e original e inédito. Ele não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar na mensagem enviada em "Comentários ao Editor". 2 - Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB). 3 - URLs para as referências foram informadas quando necessário. 4 - O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

Comissão editorial

Andréia Patrícia Gomes (CCB) - andreia.gomes@ufv.br João Batista Mota (CEAD) - joaomota.07@uol.com.br José Benedito Pinho (CCA) - jbpinho@ufv.br José Luis Braga (CCE) - zeluis@dpi.ufv.br Tereza Angélica Bartolomeu (CCH) - angelica@ufv.br